quarta-feira, maio 3

Por que se despedem as pascoelas!?



Despedem-se, em pétalas, as pascoelas e, os dias. As pascoelas renovam-se, ano após ano. Os dias, contámo-los, em rosário de várias cores. Nunca se repetem. Esperámo-los com a curiosidade do imprevisível. Um de cada vez. Convertem-se em tempo, os dias. Passamos através desse tempo sempre com a esperança de vivermos a renovação das pascoelas, de lhes acenarmos quando as pétalas se desprendem e, se despedem.

Neste momento, ao escrever estas palavras soltas, à medida do imaginário, entro numa viagem pelo tempo pousando aqui e ali, pasmando e contemplando, tentando agarrar o impossível por pertencer já a outra dimensão. Ao Além.

Busco cartas e mapas, releio os Caminhos de Santiago, sigo o voo dos pássaros, o rasto dos aviões, a brisa, os ventos… Eu sei lá o quanto procuro! Definitivamente a rota não é esta. Deve ser outra.

Então, varro de mim os mais primários suportes. Sigo a linha fiel do existir. Percorro-me desde o ninho do primeiro batimento cardíaco, passo pela alcova sofrida do primeiro choro. Detenho-me. Levo algum tempo a retomar a viagem.

O meu pueril conhecimento leva-me à procura dos afectos. Procuro os outros nos seus próprios sentidos e, através deles crio e recrio os meus. Continuo. Avanço no tempo pelo tempo. Procuro-me nos afectos. Nem sempre me encontro. Os afectos são águas nem sempre transparentes. Mas acredito neles. Nos afectos. Avanço.

Desbravo terrenos difíceis. Acompanha-me a esperança e o acreditar. Sempre. Encanto-me com sabores incomparáveis. Surpreendo-me. Caminho cada vez mais. Cada vez mais cheia. Cheia do tudo e do nada. Do nada que é o tudo. Às vezes, quando tudo parece parar, há o ressurgir. A terra explode de vida. Interrogo-me sobre tamanho mistério.

Durante a viagem vou perdendo pessoas que ganhei desde o meu ninho. Pedacinho a pedacinho, vou com elas. Creio na transformação do que não se perde, apenas em relação às coisas. As pessoas perdem-se mesmo. Digo, fisicamente. Apalpo a memória para lhes sentir o corpo. Aceno-lhes na escuridão do indizível. Não desisto. A rota é esta.

Na mochila de percurso guardo todos os momentos. Os menos bons também. Às vezes, sentada no chão da terra, perfilo as minhas recolhas. Admiro-as. Amo-as. São peças com que me construo.

Quando a noite, ao longe, espreita pelo esgar do entardecer, move-se uma estrela, seguindo-se outra estrela… É com elas que eu sigo a viagem a que me propus.

A caminhada, um pouco longa já, mais pelas vivências do que pelo tempo, continua fértil. Os carreiros conduzem-me ao outro lado do emaranhado: (Re)encontro-te.

… Por que se despedem as pascoelas!?

Adelaide Graça
(também publicado no Cerveira Semanário)


Sem comentários: