domingo, maio 21

Acabou a minha paciência.

A Margarida a partir de hoje não mais terá respostas minhas, a comentários seus. Acabou. Gosto do debate, gosto do confronto de ideias, aprecio a polémica. Já aqui mantive debates importantes. Com pessoas de esquerda, pessoas de direita, pessoas do contra, pessoas a favor, mas sempre debates civilizados.

Lembro-me de um, travado num blogue, assumidamente de direita, a propósito do aborto e da homofobia. Nunca poderíamos chegar a acordo. Os campos estão demasiados extremados. Mas apesar disso, até que cada um de nós, esgotasse a sua argumentação, em defesa das suas posições, a discussão travou-se com elevação.

Também não esqueço outro, sobre a sustentabilidade da Segurança Social. Foi um debate exigente. Do outro lado estava um economista ou estudante de economia. Ele estava mais habilitado nas questões eminentemente técnicas. Eu nas questões mais políticas. Ganhamos os dois com o debate, disse-me ele, no fim, em jeito de comentário.

Ele "ganhou" porque, com uma visão mais técnica e se confrontou, com outra visão, mais política, mais terra a terra, mais do quotidiano das pessoas, uma visão de alguém de "fora" do seu circulo mais próximo, mas também, passe a imodéstia, porque o seu oponente era alguém que tem acompanhado bem e com uma certa profundidade este tema. Eu também "ganhei", porque o "adversário" era dificil, competente, conhecedor e obrigou-me a pensar muito, a repensar melhor a minha argumentação, a estudar ainda mais o problema. Ficamos por isso "empatados."

Foi uma polémica extremamente saudável e enriquecedora. Mas foi um debate educado, de respeito mútuo, humilde, tentando cada um de nós perceber as posições do outro. Terminou sem chegarmos a acordo em muita coisa. Mas concordamos, em bastantes aspectos.

É disto que eu gosto, meu povo. Sem extremismos, sem "querer" ganhar, procurando o esclarecimento, com cada um a defender, civilizadamente, as sua propostas, a apurar a sua argumentação, a estudar melhor os assuntos a melhorar a capacidade de escutar as outras opiniões, tentar perceber e respeitar a opinião dos outros, por muito discordantes que sejam.

É possível, diz-me a minha experiência, falar com quem quer que seja desde que, os interlocutores, sejam sérios e pessoas de bem.

Com quem não consigo debater é com a Margarida. Ponto final. Não vou dar mais justificações. Quem quiser perceber tudo, terá que ler os seus, os meus e os comentários de outros.

A Margarida (continuo a chamar-lhe este nome) é alguém com quem não se consegue ter um debate. Ela não é séria intelectualmente. Mentiu, omitiu, truncou, confundiu, fez de conta que não percebeu, fugiu às questões, respondeu só ao que lhe interessa, recorreu, muitas vezes ao insulto. Infelizmente, em determinada altura, já não parecia eu que estava a responder-lhe. Ainda fui pacientemente aguentado o barco. Não consigo mais.

Há quem, como o Daniel e a Isabel se cansassem mais depressa. Ela não está por aqui inocentemente. Ela tem um objectivo definido. Ela não quer discutir ideias. Quer atacar pessoas e um partido e propagandear outro. Que continue.... Por mim não terá mais respostas. Diga ela o que disser. Não quero, passar a vida a responder a comentários dela. Tenho mais que fazer. Quero o Blogue de antes da Margarida.

Já tinha pensado nisto, estarei agora, porventura até a repetir coisas que já escrevi num post anterior intitulado "A Margarida, cansa-me." Agora é mesmo. Já não dá mais para aguentar...

Não quero compactuar com faltas de educação e o desrespeito. Não quero falar mais com a Margarida. Não quero responder a mais comentários seus. Ela que continue a fazer e a dizer o que quer. Espero que um dia se canse por falta de interlocutor.

Espero conseguir cumprir esta palavra. Até aqui não tenho conseguido resistir às sua provocações. Não, agora não, não vou mesmo comentar mais.

Sem comentários: