quarta-feira, maio 17

Cuba vs Portugal

É anedótico ler alguns comentários de portugueses, que Cuba teve o desprivilégio de receber como Turistas e voltam conhecedores da verdade definitiva e real sobre o país.

Eu tenho seis anos de Cuba…a Cuba real e a turística também, e ainda não logrei tal feito!

Escandalizam-se com as casas velhas e deterioradas, esquecendo-se sempre de falar que Cuba é o único país pobre do Mundo onde pobreza não é sinónimo de sujidade.

Horrorizam-se com as crianças que pedem pastilhas elásticas e chocolates, esquecendo-se que às mesmas não lhes falta o leite diário, os cuidados de saúde e a educação gratuitas.

Pasmam-se quando vêm algum mendigo, deve ser pela raridade dos mesmos.

Criticam os autocarros atolados de gente e as más condições das estradas, esquecendo-se de informar do sofrimento que é ir atrás dum autocarro escolar, pela proibição de ultrapassagem do mesmo, por motivos de segurança.

Horrorizam-se porque os cubanos não têm acesso a todos os serviços e bens de consumo, esquecendo-se de dizer que a todos é fornecida a “libreta” que lhes garante a alimentação diária.

Impressionam-se com a existência de prostitutas, mas esquecem-se de informar que quando as contratam lhes pedem a exibição dos resultados negativos da SIDA que o governo gratuita, esporádica e obrigatoriamente lhes faz!

E lembram ainda esses portugueses, que há cubanos que cometem actos ilícitos e muitos milhares procuram deixar o país, rumo aos países do Primeiro Mundo, Portugal incluído.

Durante estes últimos dias de turismo em alguns blogues, apesar de inúmeras inverdades que li, consegui fazer uma experiência com a maledicência.

Limitei-me a copiar os comentários, a traduzi-los para Espanhol e a mandá-los para alguns amigos cubanos. Tive a preocupação de escolher os “guarijos”, ou chamemos-lhe os camponeses, com mais dificuldade de aceder à Internet e mais afastados do turismo.

E pedi-lhes que me escrevessem sobre Portugal através desses comentários. E falaram! Como se aqui não existissem barracas, nem pessoas vivendo nas ruas ou em casas degradadas. Como se aqui não houvessem crianças pedindo nas ruas, nem mendigos, nem prostitutas. Como se não houvessem filas, nem transportes públicos que funcionem sem ser na perfeição.

E neste país, qualquer cidadão, pode comprar o que quiser, quando quiser, frequentar qualquer restaurante ou hotel sem se preocupar com os preços. E pasme-se!...Até podem ir de férias para Cuba.
Além disso, não há prostituição, nem criminalidade e nenhum português deixa o país para tentar a sua sorte no estrangeiro.

Pois é! Quem ouvir estes cubanos a falar baseados em tão eruditos comentários, Portugal está na plenitude do seu desenvolvimento: não há pobreza, nem miséria, nem fome, nem desemprego, nem criminalidade e primamos pela moralidade pública, pela excelência das condições de acesso à educação e à saúde.

O verdadeiro problema de Portugal, descobri-o agora: gente a mais que se diz de esquerda, mas com discurso de direita, para não dizer de extrema-direita.

Não entrarei nessas discussões. Além de que, é de uma extrema covardia utilizar-se um povo que vive há mais de 50 anos sob um bloqueio assassino, para criticar partidos ou ideias políticas.

É curto o meu tempo e aproveito-o para lutar noutras guerras. Mais justas e com toda a certeza mais frutíferas.

Há muita coisa para ser criticada em Cuba, meus senhores! Mas não é por aí. Só lhes fica mal esse papel.

Salvam-se os comentários do Fernando, a sapiência de quem nunca foi a Cuba, nem precisa, para ver o que efectivamente vai mal na Ilha. Pessoa para quem, como eu, acima de partidos, acima de políticas, está a Paz, a Igualdade, a Liberdade, a Fraternidade…em Portugal, em Cuba, nos EUA, na China, em todo o Mundo! Para todos os Povos, pois só estes sofrem e só estes importam!

Cris

Sem comentários: