segunda-feira, maio 29

Massacre de Iraquianos por "marines", mata, homem, mulheres e crianças.

A 19 de Novembro de 2005, vinte e quatro civis iraquianos, segundo uma versão posta a correr, na imprensa internacional, teriam morrido, numa explosão acidental, em Haditha.

Numa altura em que estão prestes a ser divulgados os inquéritos a esse acontecimento, subsistem os relatos de sobreviventes a afirmar, ter sido um massacre dos marines, em retaliação contra a morte de um marine, numa explosão à beira de uma estrada.

Segundo esses relatos, os vinte e quatro mortos civis, foram alvejados a tiro, à queima-roupa, atingindo, homens, mulheres e crianças, indiscriminadamente, conforme dá conta o Washington Post, de há uns dias. O Times também já, em Março deste ano, tinha posto em causa a veracidade da versão “oficial” da explosão, dizendo mesmo que a "Al-Qaeda, estaria a usar uma gravação do massacre, para incendiar ainda mais as ânimos, em mesquitas, na Síria, Jordânia e a Arábia Saudita", conforme relata, o correspondente do DN na edição de hoje.

Esta vergonha, na sequência das torturas na prisão de Abu Ghraib, vem colocar em causa a preparação das forças do Exército americano no Iraque e reafirmar o absurdo de uma guerra que parece não ter fim.

Tal como muitas vozes que já levantaram pelo mundo inteiro, subscrevo, a opinião de que os mandantes desta guerra deveriam ser sujeitos a um Tribunal Penal Internacional e acusados de crime contra a humanidade. Não faltam razões para incriminar, bandidos como, Bush, Blair e Cª.

Sem comentários: