domingo, maio 14

Contra o fecho, pois claro!

Sou contra o fecho das maternidades. Como sou contra o fecho dos centros de saúde, de hospitais ou de escolas. Ou o fecho de espaços culturais, cinemas, teatros, bibliotecas, museus, salas de espectáculos, auditórios, pavilhões polivalentes, ginásios de escolas, cantinas, salas de convívio.

Devo ser contra o fecho de qualquer coisa. Fechar é apagar a nossa história. Fechar deve ser um último recurso.

Bem e quando se fecham serviços essenciais às populações, próximos das populações, úteis às populações, sou completamente contra. E se não estão em causa, como é o caso, condições de segurança, de qualidade da prestação dos serviços, da gestão adequado dos recursos, dos meios técnicos, sou, raivosamente contra.

Não se conhecem os critérios para o fecho das maternidades. Sabe-se que um deles é o de não realizar 1500 partos/ano. Os outros terão a ver com a qualidade e a segurança, diz o ministro. Mas isso não está apurado. Há maternidades que vão fechar com melhores resultados (menos complicações, menos mortes, menos cesarianas, etc..) que outras que se vão manter, segundo um ranking publicado há dias na imprensa.

Acredito que o fecho se deva a critérios economicistas e políticos (melhor dito, não tenho duvidas sobre estes dois critérios) e pouco técnicos, apesar de dizerem o contrário. Nas questões de saúde ou da educação a diminuição de custos financeiros, não se resolvem com medidas administrativas. Resolvem-se com melhor gestão, com melhor aproveitamento dos recursos, com cortes em despesas inúteis, com mobilidade do pessoal técnico especializado.

Um dia destes está tudo nos grandes centros. A desertificação, só pode acontecer. Eu há 50 anos, nasci em casa, sem parteira, sem nada, sem nenhumas condições, foi a minha mãe sozinha que tratou de tudo. E depois foi descansar… Espero que não se queira voltar a esses tempos. A ter filhos, nos caminhos, porque o marido não foi a tempo de chegar ao hospital a 30 ou 40 quilómetros. A termos mais filhos em ambulâncias. A ter de levar a parturiente à maternidade, depois de andar umas dezenas de quilómetros e voltar para trás, porque foi um falso alarme e não existem camas suficientes para a criança que vai nascer talvez no dia seguinte.

Deixem os hospitais, os centros de saúde, as maternidades, as escolas, os espaços culturais, onde estão! Se possível criem mais. Um em cada rua se possível. Falo a sério. Não são de mais.

Não tirem aquilo que é absolutamente necessário; para ter melhores cuidados de saúde, melhor educação, melhor formação cultural e cívica. Para uma melhor integração e convívio das comunidades. Isto assim é voltar para trás. Resolvam lá a crise económica doutra maneira.

Sem comentários: