quinta-feira, abril 13

Vergonha!

Há notícias que nos deixam estupefactos. Quando tudo parece “inventado” as surpresas aparecem por onde, mais se espera. Não deixo contudo, ainda assim, de me surpreender. Mas os sobressaltos sucedem-se a ritmos estonteantes que nem dá tempo para comentar. Há tanta estapafurdisse por aí a merecer a nossa atenção, reprovação e denúncia que não chega o tempo e já vai faltando a vontade de nos redizer.

Aproveitando este lapso de tempo disponível vou referir-me a duas notícias acabadas há pouco de ouvir:

A primeira refere-se à ausência dos senhores deputados que se piraram em 5ª velocidade, sem passarem cavaco a ninguém, antecipando a Páscoa, á revelia dos regulamentos do parlamento, deixando este sem quórum, sendo o Presidente da Assembleia da República obrigado a suspender os trabalhos. Não foram poucos os deputados que assim procederam.

Contas feitas, quase todos os deputados do PS assinaram o livro de presenças (114 em 121), tal como a maioria dos sociais-democratas (52 em 75), dos comunistas (dez em 12), dos democratas-cristãos (nove em 12), dos bloquistas (sete em oito) e a totalidade de "Os Verdes" (dois em dois).
Contudo, no final da sessão estavam presentes apenas 66 socialistas, 21 sociais-democratas, oito comunistas, seis democratas-cristãos e os sete bloquistas e os dois ecologistas que assinaram o livro.

Seguindo o jornal o Público, faltaram às votações 107 deputados (50 do PSD, 49 do PS, 5 do CDS-PP, 2 do PCP e 1 do BE), sem contar com as 13 ausências justificadas por missão no estrangeiro.

Perguntamos todos: Onde se meteram 48 deputados do PS, 31 do PSD, 3 do CDS e 2 do PCP que apesar de assinarem o livro de presenças, não estavam presentes? Apenas o Bloco e os Verdes, tinham os deputados que marcaram presença no início da sessão (a deputada do Bloco que faltou tinha ausência justificada em trabalho no estrangeiro).

A outra notícia tem a ver coma malfeitoria do Vaticano em transformar em pecados coisas tão simples como ler jornais, ver televisão ou usar a Internet em “excesso”. Lamentável! Esta gente não terá mais nada com que se entreter?

Sem comentários: