sexta-feira, abril 28

O nível de incompetência

Eu acho os nossos governantes e grande parte dos nossos políticos horríveis, mesmo abomináveis. Não são sérios. São subservientes perante os mais fortes. São arrogantes com os mais fracos. São mentirosos, oportunistas, interesseiros, carreiristas. Na oposição, são uma coisa, no governo são outra. Na oposição, adjectivam os governantes do pior. No governo, recebem os mesmos adjectivos. Um ciclo vicioso e vergonhoso.

A acusação de “insensibilidade social” tem estado no topo da lista. Ouvimos Sócrates dizer isso, na oposição, ouvimos Marques Mendes, na oposição, dizer o mesmo. E ambos têm razão. As acusações são inteiramente justas.

O que significa que onde eles estão bem e dizem umas coisas interessantes é na oposição.

Ó meu povo! Já ouviram falar no princípio de Peter? É o que Peter designa por "nível de incompetência" – o grau a partir do qual as pessoas já não possuem competências para a posição que ocupam. A sua competência é na oposição. Acima desse patamar são incompetentes. Portanto sendo bons na oposição, deixem-nos lá estar. Façam-nos esse favor.

Não se olhe para a política como se olha para o clube de futebol, faz favor… O clube é intocável. É paixão, emoção, sentimento. Já governar, mexe com as nossas vidas, com o nosso bem-estar, com a justiça, a saúde, com as desigualdades sociais.

Não estará na altura de dar o murro na mesa e correr com estes políticos? Não será altura de apostar noutras políticas e políticos?


Sem comentários: