sexta-feira, abril 7

António Chora deputado

António Chora, trabalhador da Autoeuropa tomou lugar como deputado do Bloco de Esquerda. Quem leu as notícias publicadas pelo DN e JN pode perceber a naturalidade com que encara as suas novas tarefas.

As comissões de trabalhadores ganham no parlamento um portavoz. Um trabalhador experimentado na luta e no enfrentamento de problemas difíceis como o de enfrentar um poderoso grupo multinacional.

De facto, é muito diferente enfrentar um patrão com capacidade de deslocalização rápida da produção, como o grupo VW, do que um patrão cuja empresa e produção se remete exclusivamente ao quadro nacional.

Mas a experiência da comissão de trabalhadores da Autoeuropa sinaliza uma atitude praticamente única em Portugal. Uma experiência que tem sido um exemplo de democracia e participação. Uma experiência em que os trabalhadores não são apenas sujeitos passivos aos quais é entregue uma solução sempre antes definida num qualquer comité central. Na Autoeuropa, António Chora e seus pares, os trabalhadores constroem as decisões que a eles mesmo diz respeito. E aí, perdendo ou ganhando, é a democracia que vale.

Este é um momento de satisfação.

Victor Franco


Sem comentários: