quarta-feira, março 8

Mulheres

Há uns doze anos, mais ano menos ano, num jantar da comercial da PT, cada um dos participantes, tinha a incumbência de fazer umas quadras e dedicá-las a alguém. Aos restantes, competia descobrirem quem a escreveu e a quem era dedicada mais em particular. Foi uma iniciativa interessante que nunca mais se repetiu. Foi a minha primeira poesia e ficou provado que não tenho jeito nenhum, para essa arte.

Mas hoje, para assinalar o Dia Internacional da Mulher e tendo em conta o momento atribulado que vivem na Portugal Telecom, as minhas companheiras e companheiros, decidi, à falta de melhor e de tempo (sim, hoje falta-me tempo) deixar o poema escrito para esse jantar que dediquei às mulheres da comercial.

Hoje não vou dizer mais nada, a não ser manifestar o meu profundo respeito a todas as mulheres do mundo! As mulheres, globalmente, são as minhas heroínas.

Tributo às mulheres da Comercial

I
Pedem-me uma quadra
E dedicá-la a alguém.
Porém…
Como tentar tal sorte
dar-lhe a forma e o recorte
que só os petas tem.
II
Não sei a quem dirigir
missiva importante tal.
Olhem! Vou-me decidir
falarei das mulheres da comercial
III
Começo pela mais próxima
e de recente aquisição
“ai que linda transferência esta
que bom tê-la sempre à mão,
ela que noutras funções foi mestra!
…Mas as supostas doenças sempre naquela “queca”.
IV
Neste “rede” sem rede envolvidas
merecem uma promoção
são grandes companheiras e amigas
e de uma enorme dedicação.
“Já conheces aquela?”
É deste mundo a Mena?
“atendam o “verde”, merda!”
V
Bem instaladas agora
em plena competição
são quatro, tenham atenção
a nossa “Montra” ali mora
“É vender minhas senhoras,
é vender,
e atender,
como tão bem sabem e sem demoras
fazer.”
VI
É neste momento uma hora
e ocasião para uma pausa.
Preciso de descanso, porra!
Apesar desta boa causa.
VII
Manhã de nevoeiro e isto a ficar difícil.
A inspiração, pouca, já a faltar.
Sabem as mulheres da Comercial são mil,
mas vamos lá continuar.
VIII
São mais quatro d’outra secção
a Ana, Laura, a Céu e a São.
Cuidado, estas mulheres são vulcão.
Atenção, atenção, atenção
destas não temos “reclamação”!
IX
Mas faltam outras já se vê
estão no centro do mundo
falamos das do SPC
sem elas vamos ao fundo.
A Rosa, a Túlia, são flores,
a São e Cinda são perfume,
todas elas uns amores,
sem o mais leve queixume.
X
Agressiva quanto baste
quando farta de nos aturar!
“- Não liguem é tudo arte
é uma forma de nos amar.
O teu “querido” chefe é o Meira!
Que importa? Para mim és a primeira.
XI
Para remate final
neste tributo à mulher
há as melhor ou igual?
Não! Nem em Portugal.
Que mais se quer…

Fernando Marques


Sem comentários: