segunda-feira, março 6

Ainda as contas da mercearia ou talvez não.

As contas estão feitas:

a) A Sonaecom neste momento só lhe interessa 50% de acções mais uma, para controlar a PT. Belmiro de Azevedo, considera que a PT globalmente, vale 11,5 mil milhões de euros e nesse sentido só vai gastar metade, ou seja cerca de 5,750 mil milhões.

b) Ora Belmiro pretende separar as redes fixa de cobre (a impropriamente designada rede telefónica) da rede de cabo (a que suporta a TV Cabo) e vender uma delas. A rede fixa vale, segundo as mesmas contas, 4,5 mil milhões de euros e a rede de cabo vale 3 mil milhões. Assim, se subtrairmos, 3 mil milhões de euros, da venda da rede de cabo (ou 4,5 mil milhões, depende se vai vender a rede de cabo ou a de cobre) aos 5,750 mil milhões de euros, sobram 2,750 mil milhões de euros.

d) Se juntarmos a isso, a anunciada venda da participação na Vivo Brasileira, estimada em 3 mil milhões de euros, Belmiro de Azevedo já está a ganhar muito dinheiro.

e) Como a Sonaecom também não deve estar interessado nas participações em África e em Macau a venda desses activos vão gerar mais uns milhões. Por outro lado com a fusão/concentração da TMN com a Optimus os ganhos adicionais com a mesma são muito elevados.

f) Se acrescentarmos a readequação dos activos financeiros e de pessoal das várias empresas dos grupo Sonaecom e da PT, são mais uns milhões a entrar pela porta dentro.

Resumindo: Belmiro de Azevedo só tem a ganhar com esta operação, quase sem riscos e sem custos a não ser os que decorrem da formalização da OPA e de um tempo minimo para readequar a estrutura organizacional e funcional. E o que ganham os consumidores? E os trabalhadores? O que ganha o País? Absolutamente nada! Poderia admitir uma maior capacidade de liderança do grupo PT. Mas que vale isso? Está Belmiro preocupado com o país? Alguém acredita a sério nisso?

A Portugal Telecom, por outro lado, também decidiu agora fazer uma grande operação de charme sobre os accionistas: Assim segundo o DE, "vai endividar-se em todas as empresas do grupo; vai recomprar acções próprias; vai repartir acções que detém na PT Multimédia pelos accionista da PT; vai vender activos no Brasil, Macau, África; vai fazer um corte agressivo de custos; vai separar o negócio de grosso e retalho na rede fixa." Mas isto tudo para quê? Para demonstrar que pode remunerar mais e melhor os accionistas! Para mostrar que a Sonaecom está a pagar muito pouco pelo valor da Empresa PT. Bem isso já nós calculamos. O Belmiro não é amigo do país é amigo do lucro!

Não é porque estejam interessados em melhorar os serviços, baixar os preços ao consumidor, prestar serviços de melhor qualidade que eles se mostram tão empenhados. Não! É para dizer aos accionistas que com eles, vão ganhar mais dinheiro! Mas a especulação bolsista é isto. Depois logo se vê. Não onde faltar outros abutres.

Não sei mesmo se o melhor não seria nacionalizar a PT, pelo menos a rede fixa e vender o cabo. E já agora também a EDP e a Galp. E manter a CGD! Afinal estas empresas mesmo geridas da forma que são e com concorrência, dão muito lucro e assim sempre ajudava a equilibrar as nossas contas públicas. Se servem para os particulares, devem servir para o Estado. Vamos lá voltar às nacionalizações no que importa e privatizemos o que não interessa a ver se alguém pega.

Sem comentários: