sábado, julho 8

Tiago Manuel

Esta imagem foi retirado do livro Lua Negra de Terry Morgan. Terry Morgan é um heterónimo de Tiago Manuel, um artista sobejamente conhecido.

Tiago Manuel já deve ter percorrido todos os ateliers com exposições individuais e colectivas de pintura ou desenho, nas suas diferentes vertentes. Também assina vários livros, com ilustrações "estranhas" (que se entranham) e revelam um artista invulgar.

Os livros que assina, são extensões das suas vivências, usando sempre diferentes heterónimos, onde as iniciais T e M (de Tiago Manuel) encobrem o seu próprio nome. É o caso de Terry Morgan ou Tim Morris ou Tom McCay. Mas Tiago é sobretudo conhecido pelas suas obras de pintura ou desenho.

Tiago Manuel, andou comigo na Escola, no antiga preparatória Frei Bartolomeu dos Mártires, em Viana do Castelo. Tiago distinguia-se dos demais com aqueles desenhos fantásticos que apresentava, normalmente em tinta da china, e nos deixava a todos de boca aberta, com a excelência dos seus trabalhos.
Eram impressionantes. Desde muito cedo a sua veia artística nas artes plásticas se manifestaram.

Tiago Manuel é uma figura carismática e
dispensa apresentações. É um dos "melhores do mundo". Expôs e ganhou prémios em quase todos os lados. Ao lado de outros grandes pintores.

Dele tenho este livro, Lua Negra, um outro livro (que me ofereceu); um portfólio de "rabiscos" que acompanharam o seu sofrimento no trânsito para a morte, por cancro da mama, da sua companheira, Conceição Madruga e também uma "meia-dúzia" de pinturas e serigrafias, que para citar o Tiago, "irão valer muito dinheiro".

Há uns tempos que não compro nada ao Tiago. Nem o visito no seu atelier pessoal. Nem o vejo. Gostaria de comprar-lhe uma grande tela, tenho esse sonho, mas não tenho dinheiro para isso.

Com ele tenho uma coisa em comum que ele refere sempre que nos encontramos: somos ambos do signo Leão. "Portanto, depois tipos porreiros". Tiago é uma pessoa singular e uma excelente pessoa. Prezo muito que muitos anos depois, o Tiago se lembre deste seu amigo de Escola.

Hoje lembrei-me dele ao folhear o livro Lua Negra e decidi colocar esta ilustração a que o artista deu o nome de confissão.

Deixo-vos aqui um link para um artigo sobre "O estranho mundo de Tiago Manuel" de João Miguel Tavares que aqui me caiu por acaso e que fala sobre algumas facetas do Tiago Manuel.


1 comentário:

onírica disse...

A força pujante que trabalho do Tiago M. anima, alegra o mundo com mais entusiasmo!
Boa continuação!
;)