segunda-feira, julho 24

Abertura

Por vezes tenho escrito comentários cáusticos ou vivamente discordantes de algumas posições políticas do PCP. Não me move qualquer atitude anti-PCP pois não confundo ou engano no adversário e menos ainda anti-comunista pois sou um cidadão de ideal comunista.

No PCP tenho muitos amigos, em particular no movimento sindical, e com esses muitos amigos a divergência mesmo a mais viva soube ser colocada com respeito.

Por isso não tenho qualquer dificuldade em vir dar nota de um site dirigido, se estiver errado corrijam-me, por três cidadãos referenciados com o PCP. Trata-se do www.resistir.info e de Miguel Urbano Rodrigues, Rui Namorado Rosa e Jorge Figueiredo.

Neste site, sendo maior ou menor o sinal da concordância com os conteúdos dos artigos é quase sempre maior o sinal da reflexão. Assim como os sinais de maior abertura e pluralidade.

Os trabalhos de análise sobre a crise do petróleo, da energia e da economia, merecem leitura. A análise às situações na América Latina também. É pois com agrado que leio, no resistir, artigos de pessoas como Michel Chossudovsky, Eugénio Rosa, Atilio Boron, Jorge Beinstein, Plínio de Arruda Sampaio, John Pilger, István Mészáros e tantos outros.

Também os últimos trabalhos merecem leitura e análise. Em particular os trabalhos sobre o Líbano, sobre os “Problemas da construção do socialismo”, por Alberto Anaya Gutiérrez… e sobre as “Condições das classes trabalhadoras na China”, por Robert Weil.

Victor Franco

Sem comentários: