quinta-feira, julho 20

A Coreia, a China e a Festa do Avante

A festa do Avante, que conheço suficientemente bem, é uma iniciativa de valor cultural e social.

Ela também demonstra uma capacidade de trabalho militante que, embora já não seja o que era, é significativa e deve ser respeitada. Por aí a festa terá futuro.

Mas há futuro sem política?


Vem isto a propósito das delegações estrangeiras que participam no espaço internacional. Se estiverem presentes, será curioso podermos observar as delegações dos partidos “irmãos” da China e da Coreia do Norte. Um mês depois da China ter estado ao lado de Bush aprovando, em unanimidade, no Conselho de Segurança da ONU, uma resolução que proíbe Pyongyang de efectuar ensaios com mísseis balísticos.


Em reacção, o regime do ditador norte-coreano disse que essa resolução era “resultado da política hostil e agressiva dos EUA” face ao seu país. Mas se a resolução foi aprovada por unanimidade, significa que também a China tem uma política hostil para com a Coreia do Norte.


O PCP poderá ter uma oportunidade de mediar os partidos “irmãos”. O da ditadura que está ao lado de Bush e o da ditadura que está contra Bush!


Pois é, podemos ter muitos e dedicados marinheiros mas quando a política tem um “rombo no casco” o navio tem tendência a tombar!


Victor Franco

Sem comentários: