quarta-feira, fevereiro 8

A OPA na PT

O meu amigo Carlos desafia-me a falar sobre a OPA da Portugal Telecom. Não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso, mas tenho algumas opiniões. O Ricardo tem analisado isto com mais pormenor, lê a sua opinião e de outros abalizados comentadores. Eu sou o suspeito do costume.

Estou atento e preocupado por ser um ex-trabalhador da PT, os meus maiores amigos e a minha mulher também aí trabalharem, como consumidor e pela importância que a Empresa tem na economia nacional.

Dito isto, neste momento a OPA da Portugal Telecom suscita-me algumas dúvidas:

a) Pela grande concentração das telecomunicações, gerando um quase monopólio. O que não é bom para os consumidores nem para a evolução tecnológica. Sem concorrência forte o investimento na I&D e na formação profissional será muito menor.

b)Se a separação da rede de cabo da rede fixa já era necessária, para melhorar os conteúdos e uma sã concorrência com esta concentração, tudo ficará pior. Também na rede móvel as coisas pioram, Se com três concorrentes já havia uma espécie de "pacto" nos preços ao consumidor, com duas operadoras, passamos a ter um duopólio que vai dar quase ao mesmo.

c) Esta OPA, apenas visa criar mais lucros para os principais accionistas. Tal como está, a PT é permissiva ao controle de qualquer grupo económico português ou estrangeiro. Para mim não tem importância esse facto. É tudo capitalismo! Não é com o interesse nacional que estão preocupados quando lançam a OPA e as prováveis contra OPA's. Esta compra da PT visa apenas criar mais lucros (que já são enormes) para os principais accionistas. Não é para baixar os preços ou aumentar os salários dos trabalhadores ou para melhorar a qualidade de prestação de serviços.

d) Importante mesmo é que o Estado mantenha a Golden Share, porque não vejo outra forma de manter o controle público sobre a Empresa e as alianças estrtégicas. Perdendo isso estamos a entregar todos os sectores estratégicos de mão beijada ao privado. Um dia destes temos a rede eléctrica nacional e as águas. Ficamos de mãos atadas. É o Estado privado. Depois faz-se uma OPA ao Estado (estou a exagerar, mas não deverão apesar de tudo de faltar interessados).

e) Um último e não menos importante problema - a questão do emprego. Não estejam sossegados. A saga de diminuir efectivos a qualquer custo continua. Agora sem decretos-leis a garantir reformas antecipadas. Com a concentração das Empresas e com menos conmcorrência, vão precisar de menos gente. Negociar rescisões é o passo seguinte. O posto de trabalho não tem preço. Neste Portugal quem tem mais de quarenta anos já não consegue encontrar novo emprego. E as empresas estão pouco interessadas em investir na qualificação e requalificação das pessoas. Querem e compram tudo feito e a preços baixos.

f) Por fim sem a Golden Share será que a Empresa estará interessada em manter o fundo de pensões e o sistema de saúde, a ACS da PT, tal como está? Não me parece.

G) As minhas 100 acções (oferecidas pela PT) estão à venda pelo melhor preço. Venham as contra OPA's.

Sem comentários: