quinta-feira, fevereiro 9

Ai Portugal, Portugal (II)

Parlamento regional vira hospital psiquiátrico
“Requeiro assim, a avaliação das faculdades mentais do deputado socialista João Gouveia que pelas afirmações produzidas, indiciam preocupantes sinais de demência”.

Foi com palavras idênticas a estas que um deputado do PSD apresentou um requerimento à mesa do parlamento regional da Madeira, tendo sido admitido o que levou ao abandono da sessão por parte de todos os deputados da oposição. Segundo o jornal Público “o vazio nas bancadas da oposição foram aproveitados pela maioria PSD para aprovar em 15 minutos, 19 diplomas que há dois meses aguardavam votação”.

Discriminar mas não muito
A juventude socialista na sequência da recusa do casamento civil de um casal lésbico, disse ir apresentar uma proposta de alteração do código civil, para acabar com a discriminação em função da orientação sexual. Mas ao contrário do que aconteceu recentemente na Espanha, em que o regime de adopção está indexado e por isso também foi alterado por inerência, pretende deixar de fora o problema da adopção.

Cobardia politica em comunicado patético
Freitas de Amaral num comunicado, em nome do governo Português e de Portugal (com que direito?) pede “desculpa” aos muçulmanos pela publicação dos cartoons e critica o que se passou em alguns países Europeus!!! (exclamações minhas) sublinhando o direito de “respeitar os valores e os símbolos religiosos” e consente-nos o seu pedagógico e primário conceito de liberdade por demais conhecido. Patético. Freitas de Amaral não diz nada sobre as reacções desproporcionadas que já provocaram algumas mortes e preocupa-se com eventuais “abusos” da liberdade de expressão. A Europa não tem de ser subserviente perante fanáticos islâmicos que reagem a umas caricaturas “provocatórias” (caso contrário não seriam caricaturas – mesmo que dispensáveis) com assaltos, incêndios a embaixadas e assassinatos.

Caso Eurominas
É melhor continuar atento. A audição, ontem, do ex-chefe de gabinete de António Vitorino, revela que ainda há muito por esclarecer.

Tão transversal que ele é
O Movimento de intervenção cívica, patrocinada pelo Manuel Alegre, não se vai envolver no debate sobre a questão do Aborto. Não é fácil a um movimento transversal da esquerda à direita, tomar posição sobre o que quer que seja. Falta-lhe coerência ideológica.

Sem comentários: