quinta-feira, junho 8

A contra OPA está aí.

O Belmiro de Azevedo se ficar com a PT, fica com a PT de borla. As contas estão aqui. O Estado dá uma ajuda. Enquanto não pagar o empréstimo ao Banco, não paga IRC. Uma ninharia. Apenas 3 mil milhões de euros.

Os accionistas andam muito satisfeitos. Já ganharam muito dinheiro, cerca de 30 milhões de euros, só com o aumento dos dividendos, por causa da OPA da Sonaecom. Agora vão ganhar mais. O dobro, diz o Expresso, até 2009.

A Telefónica, o Bes, o Patrick Monteiro, o coronel Luís Silva, a CGD, entre outros, depois de ganharam milhões de euros, com o aumento inesperado dos dividendos, vão embolsar mais alguns milhões de euros, com novo aumento. É um fartar vilanagem.

O Estado passa ao lado destes rendimentos, livres de impostos. É assim… quem trabalha, farta-se de pagar impostos. Uns tantos, ganham milhões na bolsa e não pagam rigorosamente, nada. O Bloco bem apresentou uma proposta para obrigar esta gente a pagar IRS ou IRC no caso das OPA’s, com recurso a empréstimo bancário. Como se esperava a proposta foi recusada pelos partidos do sistema neoliberal.

Para os trabalhadores é que continua a não haver nada. Na história da PT nunca se viu, uma coisa assim, no ano em que a Empresa atingiu os maiores lucros de sempre e mais remunerou os accionistas, apresentou a mais baixa proposta salarial de sempre.

Enfim, parece que sempre vai aparecer uma contra OPA à de Belmiro, oferecendo mais 2, 5 mil milhões de euros do que os 11,5 milhões de Belmiro. Para quem achava que o Belmiro tinha apresentado uma proposta honesta… aí está a resposta. È uma “ Private equity” constituída por algumas empresa estrangeiras, sendo Miguel Pais de Amaral o cabeça de testa em Portugal.

Belmiro deve importa-se pouco. Já conseguiu alguns dos seus objectivos: paralisou a empresa PT, provocou uma pequena revolução interna na PT que tem prejudicado os trabalhadores e a sua Sonaecom desenvolve livremente a sua actividade sem “oposição” e ainda aparece aos olhos de alguns sectores como “um salvador” e um patriota.

Entretanto, “esperto”, já adquiriu as acções suficientes da PT, a um preço que lhe permitiram, apenas numa semana e com tendência a engordae, depois do anúncio da nova OPA concorrente, as mais valias suficientes, superior a mais de dois milhões de euros, para cobrir quase todos os encargos da sua oferta.

Estes "Belmiros" são mesmo uns grandes patriotas. O povo português é um eterno distraído e os nossos neoliberais, são uns badamecos da pior espécie. É assim que se faz Portugal. Uns bem, outros mal.

Adenda: ia-me esquecendo de dizer que defendo a nacionalização da rede básica da PT, isto é; que todas as infraestruturas de Telecomunicções voltem ao Estado.

Sem comentários: