sexta-feira, dezembro 2

O meu candidato

Eu ouço o Francisco Louçã e concordo. Eu ouço os outros candidatos e não gosto.

Este é um resumo simplista mas não posso fugir dele.

Francisco Louça sabe o que quer. Tem ideias e projectos. Fala do que lhe perguntam. Não se esquiva. Não contorna. Vai directo ao assunto. Não se refugia no não comento. Diz o que pensa, critica, sugere, acusa. O Francisco Louçã suscita a discussão de temas de que ninguém quer falar. Nós sabemos o que Louça pensa, sobre a Europa, sobre o Mundo, sobre a politica de defesa, sobre a segurança social, sobre a economia, sobre o ambiente, sobre a politica de saúde, da educação, sobre … e conhecemos as suas propostas!

Esta é uma grande diferença com os outros candidatos! Francisco Louça não diz banalidades. Francisco Louçã diz. Francisco Louça não faz discursos vazios, ocos, proclamatórios, sem sentido. Francisco é o melhor candidato. O melhor preparado. O mais estudioso dos dossiers. Tem uma postura séria e perfil para o cargo. Não está à procura de honrarias do cargo, de fins de carreira em lugares ao sol, de vaidades pessoais.

Quando ouço os comentadores do costume fico em estado de choque!

Esta gente não gosta que Louçã fale dos problemas do País. Que fale do desemprego, da educação, do ambiente, da segurança social. Francisco Louçã, fala disto e é um ai Jesus que isto é um problema de governo, não cabe nas competências de um Presidente da República!

Mas não são estes os grandes problemas que o País tem de resolver? Não são estas as questões que um Presidente tem de levantar para serem discutidas?

Daqui a uns dias estão aí os debates televisivos. O que vai ser discutido? O que esperam que seja discutido? Eu quero que se discuta politica. Eu quero saber o que cada candidato pensa sobre os problemas do País! Sobre a economia, o desenvolvimento, sobre as questões da Europa, sobre os imigrantes, sobre a nossa presença em missões militares. Eu não quero discussões de Lana Caprina!

Eu não quero um Presidente figura decorativa. Eu não quero um Presidente que não conheça os problemas, nem as soluções. Um não quero um Presidente que não sabe comer e que representa os interesses dos mais poderosos. Eu não quero um Presidente em fim de carreira ou a preparar o fim da carreira ao sol. Eu quero um Presidente sério que esteja activamente na política para trazer mais justiça social.

Eu quero Francisco Louça na presidência!

Não vai conseguir? OK! Paciência. Mas eu não desisto! Não me resigno! Não me conformo! Eu quero o melhor!

Está dito! Olhos nos olhos! Não volto atrás para reler ou corrigir. Saiu-me assim, ao correr da pena que é como eu gosto.


Mais nada.

9 comentários:

Anónimo disse...

abana muito a cabeça, um gesto pedagógico sem dúvida contagiante!

Anónimo disse...

Fernando,

Voce deve ser a vergonha da sua família. Se é que tem uma... que se preocupa.

Já só sao mais quinze aninhos para a reforma. Nao quer antecipá-la? Ande lá, faca esse favor a gente de bem...


OLeninista

mfc disse...

Como sabes terá o meu voto à 1ª volta...
O que eu gosto destes comentadores anónimos!!!!!!!

Platero disse...

Bom fim de semana!

Um abraço

Anónimo disse...

é raro ter um candidato assim tao aberto a todos problemas...e que diz o que pensa e fala como nos ..espero que ele passe...
vamos estar todos atraz dele para o empurrar para Belém...
um beijinho
Helena

armando s. sousa disse...

Voto BE, mas ainda não me decidi se votarei Francisco Louçã.
Custa-me, eventualmente, votar noutro...
Um abraço.

Anónimo disse...

Olá fernando...
Estive a ler o teu texto ... o qual me levou um bom tempo, devo acrescentar!
Mas pelo que entendi es mesmo um adepto ferrenho do Louçã.
Por acaso hoje vi um discurso dele e gostei da forma com que ele consegui transpor veracidade nas palavras. Vi o a parte do discurso sobre as células estaminais, e nesse ponto concordo com ele...
Ele realmente parece preeocupar-se por Portugal. Estou a ponderar trocar o Cavaco pelo Louçã... Quem sabe deve-se passar o testemunho a um pouco de sangue novo!

PS: Ignora o que o gajo anónimo disse... certas pessoas não ouviram falar na liberdade de expressão...
Devemos sempre defender aquilo em que acreditamos... independentemente do que os outros (gajos parvos sem respeito) possam dizer!

Um beijo
Barbara

Anónimo disse...

Olá...
Eu por acaso nunca vi nada do F. Louçã...
mas pela ferocidade com que tu o apoias de certo que deve ser um óptimo candidacto.
E na ligues ao gajo anónimo q nao deve ter nada pa fazer a não ser xatiar quem defende as suas crenças, e luta pelos seus objectivos, pessoas assim sao despresivéis, a meu ver.

bjo

becas

Anónimo disse...

Tenho a andado a arrumar a casa...lá por casa. O que me custou encontrar-te aqui, neste cantinho...mas ok, cá (lá) estás.
E tens razão...só há um caminho. P'ra frente. Nas presidenciais e em todo o resto, na vida.
Um abraço.
(E boa campanha...por aqui tou mais ou menos ko...mas vai valer a pena!).