terça-feira, agosto 22

À procura da esperança

O problema da imigração é um problema grave. Segundo as últimas notícias, há famílias na África subsariana, que vendem todos os seus pertences que juntaram durante anos, a redes de imigração ilegais, arriscando a vida, pelo alto mar, através de pequenas embarcações sobre lotadíssimas, em direcção às Canárias, em viagens de mais de 1000 quilómetros, como "porta de entrada" para a Europa.

Só no Senegal, estarão, segundo a Cruz Vermelha, 100 mil pessoas em lista de espera.

Este é um problema delicado. Por um lado é compreensível que as pessoas da "África Pobre", procure na Europa, a salvação para uma vida um pouco melhor, do que a miséria extrema. Por outro, a entrada descontrolada, cria dificuldades extras, particularmente a Espanha que só este ano, viu, entraram 18 000 imigrantes.

Não restam dúvidas que o problema da imigração é grave. O problema não pode ser resolvido à "força". É perfeitamente compreensível que esses imigrantes arrisquem a vida, a uma possibilidade de sobrevivência, em vez da morte lenta e dolorosa, nos seus países de origem.


O problema passa, inequivocamente, por criar condições, para que as pessoas não tenham necessidade de migrar. Os países mais ricos, o mundo não pode ficar indiferente, à morte por inanição de crianças e à desesperança de milhares e milhares de famílias, de uma vida "mínima".

É um problema humanitário antes de mais nada.

Depois cada país deve recolher os imigrantes possíveis de integrar. Os imigrantes não podem ser olhados com desconfiança e devem ser integrados em pleno na sociedade, com direitos e deveres, respeitando a cultura própria de cada um.

O problema pode e deve, agora, ser resolvido por medidas de controlo rigoroso, deste fluxo migratório, combatendo as redes mafiosas que exploram o sonho de milhares de pessoas que arriscam uma travessia suicida, nesta viagem para o seu "paraíso".

Insisto. Há que inverter as prioridades:

A fome e a miséria extrema existem e matam mais do que todas as bombas.

O terrorismo é estúpido. Mas não se combate os "terrorismos" com mais bombas, mais tanques de guerra, com mais corrida ao armamento.

O terrorismo existe. Mas a fome e a miséria também.

As prioridades devem ser o investimento na paz, na erradicação da pobreza no mundo. Não deve ser em armamento e em guerras estúpidas e infindáv
eis.

Sem comentários: