quarta-feira, agosto 30

Porque tem de ser assim?

Envio de militares é «absolutamente natural», diz Cavaco Silva, para justificar a presença de Portugal na força internacional, que estará no sul do Líbano.

Mas, natural, porquê? Então isto agora é assim!.. A que propósito Portugal tem de participar em todas as missões militares? Não se pode questionar a sua presença? Avaliar as implicações e os propósitos? Ponderar os benefícios ou prejuízos? Dizer que não? Seria o único país a fazê-lo?


Que raio de porcaria é esta que, sem mais, se acha "absolutamente natural", participar em missões militares? Natural seria não participar em missões militares, muito indefenidas...


A Inglaterra, parece-me, não irá fazer parte desse contingente e os Estados Unidos, também. Porque ficam de fora? Porque disputaram a França e a Itália a liderança dessa força? Qual é o nosso papel nessa missão? Tem Portugal, disponibilidade financeira, para estar presença em mais esta missão?


A presença de forças portuguesas em zonas de conflito, só deveriam ser aceites, em caso extremo e com a clareza dos objectivos.
Não me parece ser o caso da presença no Líbano em que tudo é muito nebluso.
Na situação em que está o Médio Oriente, só com a resolução definitiva do problema da Palestina, obrigando Israel a respeitar as decisões da ONU, a paz pode chegar áquela zona.


Tenho receio de que algumas famílias, desta vez, irão chorar os seus familiares.

Sem comentários: