sábado, agosto 12

Ardis propagandísticos

O governo é perito em manobras de propaganda. A Direcção Geral de Contribuição e Impostos anunciou em grandes parangonas que os reembolsos da primeira fase estavam todos processados. Como ainda não tinha recebido fui ao site da DGCI, não fosse, sem saber, um dos casos de contribuintes, com problemas com o fisco que ficaram pendentes.

Não, não era, a diferença está no pequeno detalhe; processados. São ardis linguísticos que enganam os incautos. Processados não quer dizer pagos ou prestes a pagar. Não. Quer, apenas dizer que já estão observados, vistos e revistos, que estão correctos e que podem ser enviados os reembolsos. São já quatro meses. E oque é um facto é que o reembolso do IRS ainda não está na minha conta.

É absurdo que a DGCI faça uma nota de imprensa para comunicar um facto irrelevante e manhoso. Nota de imprensa, para quê e porquê? Estamos num país de terceiro mundo. Os manhosos davam a entender que o dinheiro já estava na mão dos contribuintes...

Fazem de nós uns parvos esta gente ridícula.

Em vez de pedir desculpa, pelo atraso de mais de quatro meses, nos reembolsos; das altas taxas de retenção praticadas na fonte, ainda, nos tratam como coitadinhos a quem se oferece uma esmola. Como se cumprir um dever e devolver o que é nosso, fosse um caso extraordinário, a merecer nota de imprensa.

Melhor seria que explicassem a vergonha dos selos de carros, com prazos sucessivamente adiados, por razões inexplicáveis ao bom senso.

Sem comentários: