quarta-feira, agosto 9

Cubanos proibidos de ver televisão (link)

Porra, socialismo, não é isto. Se fosse isto merda para o socialismo.

A palavra socialismo de tão mal empregue, começa a assustar.

Diziam-se socialistas os regimes dos países do leste Europeu, a Albânia, Angola, Camboja e eram ditaduras. Continuam a afirmar-se socialistas, os regimes na China, em Cuba, na Coreia do Norte, a Líbia, o Laos, o Vietname e alguns deles, são ditaduras ferozes e não democráticos.

Olhamos para os partidos socialistas europeus no poder e praticam políticas neoliberais, anti trabalhadores. Olhamos para os partidos comunistas e a maior parte deles, continua, a advogar, políticas ultrapassadas e a defender regimes tiranos.

Afinal o que é o socialismo?

Agora leio que Cuba, em nome da preservação dos interesses do regime e "do povo cubano", impediu os residentes de verem notícias, emitidas por canais estrangeiros. China e Cuba que mantêm ainda, restrições severas ao uso da Internet e praticam a censura nos conteúdos.

Talvez, tenham, os verdadeiros socialistas, de examinar a conveniência de usar a palavra socialista. Ou então, explicar muito bem que tipo de socialismo se defende e em que se diferencia daqueles.

E o mesmo sobre a palavra Esquerda, também, dizer-se o que se entende por esquerda. Há para aí tanta palavra mal utilizada ou deturpadamente usada...

Não digo isto para me esclarecerem a mim. Eu sei que tipo de socialismo defendo e o que é ser de esquerda. Se for preciso eu digo o que penso sobre isso, mas preciso de tempo e disponibilidade mental. Agora não.

Para as gerações mais novas deve ser uma grande baralhada.

Para que não haja confusões, conviria falar nisto, mais vezes.


Sem comentários: