segunda-feira, janeiro 30

Ai Portugal, Portugal

Baixa médica selectiva

Manuel Alegre meteu baixa médica por 15 dias. Continua pois a receber o seu vencimento como vice-presidente da Assembleia da República, pago pelos contribuintes. Tudo certo até aqui. O que não está certo é que vá trabalhar para outros sítios. No fim-de-semana em Lisboa e hoje, ao que me disseram, em Viana do Castelo a preparar o seu movimento de cidadania. Triste exemplo de quem pugna por uma cidadania exigente.

Os buracos dos Fundos de Pensões

O Tribunal de Contas vem dizer-nos o que já se sabia e eu já tinha denunciado aqui, no particular do fundo de pensões dos CTT. Os fundos de pensões transferidos para a Caixa Geral de Aposentações, a que, Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix, acorreram para fazer face ao défice, não estão suficientemente aprovisionados pelo que será o Estado a suportar esses encargos, extras, com os beneficiários. As implicações destes buracos nos fundos, significa para o Estado um encargo anual superior a trezentos milhões de euros. Quando é que será que os responsáveis políticos ou os decisores passam a ser responsabilizados, criminalmente, pelo mau uso dos dinheiros públicos?

Rico Portugal

Alan Greenspan deixa esta semana o cargo de presidente da Reserva Federal Americana, o banco central da maior economia do mundo. Não pretendo fazer um balanço da sua actividade. Apenas pretendo dar pública nota do ordenado, do responsável pela maior economia do mudo e aproveitando a “boleia” dizer quanto ganha o seu homólogo português. Então é assim:
O presidente do banco central americano, Alan Greenspan, leva para casa, por ano, 140 000 euros e o seu homólogo português, o presidente do banco de Portugal, Vítor Constâncio, leva só (quase) o dobro, 272 628 euros. Ah rico Portugal!

Sem comentários: