sexta-feira, novembro 25

a acompanhar Francisco Louçã


Hoje estou a ter um dia cheio. O Francisco Louçã, está por cá e logo de manhã, pelas dez horas, acompanhado de uma comitiva de 10/12 pessoas, fomos visitar os Estaleiros Navais de Viana a única empresa de construção e reparação naval, existente no País e que emprega cerca de mil pessoas.

A visita começou com uma reunião com a Comissão de Trabalhadores e depois com a Administração da Empresa. Depois de se inteirar da situação com que os Estaleiros se confrontam e de ouvir os diferentes pontos de vista, seguiu-se uma visita a todas secções de trabalho e um contacto pessoal com a grande maioria dos trabalhadores.

Em cada departamento os trabalhadores foram dando explicações sobre os processos de trabalho, desde o planeamento até ao acabamento final. Era visível, nos trabalhadores, um grande orgulho pelo trabalho que desenvolvem e pela empresa que sentem como sua, depois de todas as dificuldades porque passaram, para manter a empresa nos patamares de qualidade que é reconhecida por todos.

Após uma visita a um navio em construção, seguiu-se o almoço no refeitório com os trabalhadores e uma nova visita, agora aos serviços administrativos.

A meio da tarde, seguiu-se uma visita pelas ruas da cidade para contacto directos com as pessoas e distribuição de propaganda politica.

A visita aos Estaleiros Navais, correu muito bem. Não há dúvida que o Francisco Louçã tem um apoio muito forte nos trabalhadores. Era frequente observar os trabalhadores a dirigirem-se-lhe para lhe dar uma palavra de estimulo, de força ou a manifestar o apoio à sua candidatura, referindo a sua coragem, a frontalidade e a seriedade com que enfrenta todas questões. A arruada foi um bocado prejudicada pelo mal tempo, mas os contactos com as pessoas decorreu sempre de forma muito afectuosa.

A esta hora, Francisco Louçã está a dar uma entrevista a uma rádio local e mais logo, às vinte horas tem lugar um jantar com apoiantes da sua candidatura a ter lugar no Restaurante Camelo, onde naturalmente vou estar presente.

Esta candidatura é sem dúvida uma grande candidatura, uma candidatura com ideias, com propostas e combativa, independentemente dos resultados que vierem a acontecer.

As outras candidaturas, andam com as suas querelas, nos choradinhos, nos ataques desabridos e sem conteúdo, como é o caso das candidaturas de Alegre e Soares, em disputa pelo lugar ao sol; a de Cavaco Silva é a candidatura dos poderosos e a de Jerónimo cumpre o papel que lhe está destinado mas sem chama.


Sem comentários: